PROMAB visita a Aperam BioEnergia
Em janeiro, o Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas PROMAB, visitou as áreas da Aperam no alto Vale do Jequitinhonha (MG). O grupo foi recepcionado por Rodrigo Magalhães e conversou com toda a equipe socioambiental da empresa para iniciar os trabalhos de monitoramento hídrico.
Em campo, o principal objetivo foi selecionar pontos para uma microbacia de vegetação nativa, e outra com a presença de plantios florestais destinadas para a geração de BioEnergia.
A Aperam é a primeira empresa do estado de Minas Gerais filiada ao PROMAB, além de ser a primeira a ter a produtividade da floresta plantada voltada à geração de energia limpa, que é utilizada para a produção de carvão vegetal. Vale destacar, ainda, que a região se encontra no cerrado, bioma pouco estudado com relação ao comportamento da água em plantios florestais.
Para Aline Fransozi, coordenadora executiva do PROMAB, a visita à Aperam “evidenciou a importância de se investir no monitoramento hídrico de longo prazo em condições ambientais e de manejo ainda não estudadas, sobretudo em situações em que os plantios são apontados como vilões muitas vezes por desconhecimento”.

Para fechar a visita técnica, a equipe do PROMAB conheceu o futuro Centro de Educação Ambiental da Aperam, local que será utilizado para disseminar conhecimento e que poderá receber os alunos e integrantes das comunidades da região para conhecer os diversos serviços ecossistêmicos que o bioma produz.