IR
Em 2019, o PROMAB desenvolveu uma metodologia que permite classificar as microbacias hidrográficas nas áreas de plantio das empresas em termos de resiliência hidrológica, através de um índice composto pelas características naturais da paisagem e pelo manejo florestal empregado.
Assim, em sua primeira parte o índice avalia a sensibilidade natural das microbacias hidrográficas com base em características climáticas e pedológicas/relevo, classificando-as em um gradiente de sensibilidade, no qual as microbacias mais sensíveis representam condições menos favoráveis hidrologicamente aos plantios florestais.
Na segunda parte, o índice avalia a intensidade do manejo nas microbacias hidrográficas através das estratégias de manejo, classificando-as em um gradiente de intensidade. Dessa forma, as microbacias hidrográficas mais impactadas pelo manejo seriam aquelas que utilizam de maneira mais intensa os recursos hídricos.
Portanto, o objetivo desse protocolo é descrever o processo de elaboração do índice de resiliência hidrológica, as justificativas que fundamentam sua composição, e as considerações para sua aplicação.